Mini Dicionário de Séries

"Estou assistindo 1x01 - pilot de uma determinada serie enquando espero a volta da Mid Seasons, lendo alguns spoiler's, enquanto me aborreço com um jump the shark da minha série favorita, torcendo para que minha série tenha um Nielsen bom e que o showrunner não estrague a série que esta tão boa, enquanto estamos na mid season eu estou assistindo minha guilty pleasure".
   

E ai? Entendeu tudo? Complicado né? Às vezes até os mais viciados em série ficam confusos. Por isso resolvi montar um dicionário de séries:

1×01, 1×02, 2×02… : 1 (temporada)x01(episódio na temporada). Exemplo: Bones 6×09, que seria o nono episódio da sexta temporada de Bones.


Cliffhanger (gancho): É aquele final de episódio ou temporada que corta a trama no clímax da história. É o tipo de final que nos obriga a assistirmos o episódio seguinte. Exemplo: Lost, 24 Horas ou Fringe.

Crossover: É quando uma série cruza com outra. Geralmente são séries do mesmo canal, e a união das duas em um episódio é uma forma de aumentar a audiência de ambas. Exemplo o pessoal de Private Practice aparecendo em Grey’s Anatomy, o Stewie de Family Guy aparecendo em Bones e os CSI’s das diferentes cidades se encontrando.

Emmy Tape: A banca de jurados do Emmy precisa escolher as séries que serão indicadas ao prêmio, mas é óbvio que não tem como assistir a todas as séries exibidas no momento. É enviado aquela fita com o melhor momento da série, pra ganhar o interesse do votante.

Fall Season: É a época do ano em que grande parte das principais séries voltam a ser exibidas nos EUA. O nome fall season faz referencia a estação do ano em que isso acontece, o outono (fall), que para o hemisfério norte começa em setembro(inicio da primavera). Exemplo: Quando volta: House, Greys Anatomy e etc.

Flashback:Quando uma série retorna no tempo, para mostrar uma cena que pela linha cronológica da série já aconteceu. Geralmente representa alguma lembrança de um personagem ou um acontecimento. Exemplo: O episodio número 100 de Bones, Fringe (isso tinha bastante na primeira temporada)

Flashfoward: O oposto do flashback, ao invés de mostrar o passado mostra o futuro, o que irá acontecer. Exemplo: Lost, Heroes

Guilty Pleasure: É aquela série que você adora assistir, mas morre de vergonha e esconde isso de todos os seus amigos. Não se preocupe, todo mundo tem uma dessas. Exemplo: eu assisto Haven =)

Hiato: Alguns seriados ficam um tempo sem serem exibidos durante sua temporada regular, tanto pode ser algumas semanas, como até meses. Esse intervalo é chamado de hiato. Exemplo, temos Prison Break (que interrompia sua temporada durante meses) enquanto era exibida a temporada de 24 Horas, Bones e Fringe (que saem do ar para ser exibido Baseball).

Hit: Um sucesso. A série que mais deu certo durante uma temporada, que caiu no gosto dos povo.

Hype: É a "fofoca", os comentários de boca a boca que uma série traz. Às vezes corresponde, como em Glee, às vezes é uma decepção, como em Fringe. Não dá pra confiar muito no hype. ¬_¬

Jump the Shark: Ao pé da letra, “pular o tubarão”. Surgiu em um episódio de Happy Days, onde o personagem Fonzie pulou um tubarão em uma cena. O sentido mesmo é quando você está acompanhando sua série ótima, e de repente acontece algum evento tão ruim, que faz com que a série toda vá ladeira abaixo e nunca mais volte a ser boa(mas sempre há esperanças). Exemplo: A tia Vivian de Um Maluco no Pedaço sendo trocada.
Lead in: É o programa que é exibido antes de outro, geralmente com a missão de manter a audiência do que vem a seguir. Por exemplo, quando American Idol, que possui grande audiência, está sendo exibido, ele é o lead in das séries que vem em seguida, que são favorecidas pelo grande público que assiste o reality show. Mais do que tudo, é um conceito estratégico para maior alcance de público. Outro exemplo é Grey’s Anatomy, que é lead in de Private Practice.

Lead out: Se lead in é o programa que vem antes, lead out é o que vem depois, com a missão de reter a audiência do que foi exibido antes. Pode ser extremamente bem sucedido, como a dobradinha NCIS e The Mentalist, ou desastroso, como quando exibiram The OC depois de American Idol.

Mid Season: É a baixa temporada do mundo das séries. Mas não precisa entrar em desespero. Só porque todas as séries que você assiste estão em hiato, não significa que a Mid Season seja o fim do mundo. Existem boas séries que são exibidas na Mid Season.

Mid Season Finale: É o episódio que vem antes do hiato de uma série. Ainda não é o season finale, já que a temporada não acabou, mas por geralmente terminar com um gancho, para prender a audiência durante o período em que a série ficará afastada, é considerado como um mini-finale.

MVP: É a sigla Most Valuable Player, termo usado pela imprensa americana para indicar o melhor atleta em um evento esportivo. Foi adotada pelos fãs de seriados para indicar os atores que tiveram a melhor performance em um determinado episódio.

Nielsen: Nielsen seria o IBOPE, dos seriados americanos, só que medido em milhões de telespectadores, não em pontos.

Piloto:O primeiríssimo episódio que uma série produz. Muitas vezes, o piloto serve como um teste, podendo até ter seus rumos modificados nos episódios seguintes, de acordo com a resposta do público.

Season Finale: O último episódio da temporada de um seriado que irá continuar a ser exibido.

Season Premiere: Se uma série estreante passou no teste e irá voltar numa segunda temporada, a partir de então, todo primeiro episódio da temporada será conhecido por season premiere.

Series Finale: É o último episódio de uma série. Tanto pode ser planejado e fechando as pontas da história, como pode simplesmente acabar sendo um episódio qualquer. ( o que geralmente deixa os fã malucos).

Series Premiere: É o início de uma série.

Shipper:Derivado da palavra relationship (relacionamento em inglês) é como se denominam as pessoas que torcem para que um casal de alguma série ficar junto. Exemplo de dois casais com mais shipper's do que você consiga contar: Em Bones temos Booth e Brennan, em Chuck temos Chuck e Sarah.  

Showrunner: É o o produtor que toma as decisões sobre que rumo a série vai tomar. Geralmente essa pessoa é também roteirista da série. Exemplos: Joss Whedon(roteirista produtor e diretor de Buffy the Vampire Slayer, Angel e Firefly), Josh Schwartz (roteirista produtor e diretor de Chuck e The O.C.

Spin-Off : É uma série que deriva de outra. Pode acontecer quando algum personagem é tão carismático, e a série faz tanto sucesso que ele engata um programa próprio. Exemplo: Angel, que saiu de Buffy.

Spoiler:Traduzindo do inglês Spoiler, que vem do verbo “to spoil”, é estragar alguma coisa. No mundo das séries Spoiler é uma informação sobre o que vai acontecer no programa que estraga toda a surpresa para quem ainda não assistiu.

Temporada (season): É um conjunto de episódios de uma série. Todo ano temos esse conjunto sendo exibido. Então, normalmente, uma temporada é igual a ano. Ou seja, podemos chamar de segunda temporada ou ano dois. Normalmente esse conjunto fica entre 20 a 26 episódios. Se for de TV a cabo normalmente diminui, algo entre 12. Se for inglesa, se prepare para míseros 6 episódios por temporada.

Upfront:É aquele momento em que as emissoras dão apresentações oficiais para revelar os novos projetos, novos rumos e, mais importante que tudo, o que foi cancelado e o que volta para nova temporada.